Por Sandriele Streit
O Brasil é um país muito rico em fontes naturais e possuidor de uma imensa costa voltada para o Oceano Atlântico. O mar é uma fonte infindável de recursos e dele provém a maioria dos compostos de magnésio de elevada pureza. Você sabia que o magnésio marinho de elevada pureza é extraído aqui no Brasil? Siga com a gente e saiba mais sobre essa extração e as vantagens do magnésio de origem marinha em relação ao magnésio mineral!
Magnésio de origem marinha versus magnésio de fonte mineral
O magnésio é o sexto elemento mais abundante da crosta terrestre e o terceiro mais abundante na água do mar. Esse elemento está presente no corpo humano, nas plantas, no solo, nas águas e em tudo à nossa volta. Devido a essa vastidão da presença do magnésio, ele pode ser obtido das mais variadas fontes, das quais se destacam as fontes de magnésio minerais e as fontes de magnésio precipitado. As propriedades físico-químicas dos compostos de magnésio dependem intrinsicamente da fonte da qual é extraído.
A obtenção de fontes minerais provém de rochas como a dolomita (CaOMgO), a magnesita [MgCO3] e a brucita [Mg(OH)2]. Um obstáculo na extração do magnésio de fonte mineral é a quantidade de outros elementos também presentes nas rochas que podem diminuir a pureza dos compostos de magnésio e a resistência dos compostos de minerais de magnésio às transformações das suas características físico-químicas.
Já a fonte de magnésio sintético pode ser a água do mar ou salmouras. Na água do mar, o magnésio está presente em sua forma iônica (Mg2+) e é o terceiro íon mais abundante, ficando atrás apenas dos íons sódio (Na+) e cloreto (Cl-). Para a obtenção de compostos de magnésio, a água do mar é captada e o magnésio presente na água do mar é sintetizado para hidróxido de magnésio, seguindo para uma decomposição térmica para óxido de magnésio (MgO).
As vantagens do magnésio de origem marinha
O processo de obtenção de magnésio a partir da água do mar permite uma maior versatilidade de propriedades físico-químicas dos compostos obtidos. É possível obter, por exemplo, compostos com uma ampla faixa de reatividade, de tamanho de partículas e de densidades variando de extra leve à pesada.
Além disso, o magnésio proveniente de fonte marinha é obtido com elevado grau de pureza, possibilitando as mais diversas aplicações de compostos de magnésio, tanto na indústria quanto para suplementos e aditivos alimentares e na indústria farmacêutica e de cosméticos.
A Bel Mag, aliando tecnologia e respeito ao meio ambiente, extrai o magnésio da água do mar da costa catarinense, em Balneário Barra do Sul, e sintetiza, por meio de um processo específico e produção automatizada, produtos de elevada pureza, como hidróxido de magnésio pó, hidróxido de magnésio pasta, óxido de magnésio, carbonato de magnésio e suplemento mineral em solução de cloreto de magnésio.
Deixe seu comentário