Por: Sandriele Streit
Já vimos por aqui que o magnésio está presente no corpo humano, nas plantas, no solo, na água e em tudo à nossa volta. Além disso, diversas são as indústrias que utilizam compostos de magnésio em seus processos produtivos. Uma delas é a indústria de papel e celulose, que requer a aplicação de produtos químicos com função de agente de branqueamento. Vem com a gente para conhecer os benefícios da aplicação de hidróxido de magnésio de elevada pureza no branqueamento de polpa de celulose!
Hidróxido de magnésio como agente de branqueamento sustentável para papel e celulose
A indústria de papel e celulose é a responsável por transformar a madeira em diversas soluções para atender às necessidades das pessoas. Durante o processo de beneficiamento, essa madeira passa por várias etapas até ser transformada em celulose e, posteriormente, em papel.
A celulose é extraída do cavaco da madeira, por meio de etapas mecânicas e/ou químicas que eliminam suas substâncias escurecedoras, como a lignina e demais cromóforos metálicos, para formar a polpa de celulose branqueada. Durante as etapas de branqueamento, a polpa de celulose é submetida à ação de agentes de branqueamento, como soda (hidróxido de sódio), peróxido de hidrogênio e/ou dióxido de cloro.
A função desses agentes é eliminar as substâncias escurecedoras sem degradar as fibras de celulose. A soda é um agente de branqueamento de elevada alcalinidade, ou seja, além de hidrolisar a lignina e as substâncias escurecedoras, também atinge as fibras de celulose, degradando-as e, consequentemente, diminuindo o rendimento da polpa.
Outro agente utilizado nos estágios de branqueamento é o peróxido de hidrogênio, um agente oxidante que auxilia na remoção da lignina. Entretanto, o peróxido de hidrogênio decompõe-se facilmente na presença de metais e impurezas, gerando espécies reativas que danificam a estrutura da celulose, ocasionando também diminuição do rendimento da polpa. Em alguns processos, para evitar a decomposição do peróxido de hidrogênio, é adicionado sulfato de magnésio para inativar os íons metálicos.
Portanto, em um processo tradicional de branqueamento de celulose, são adicionados alguns agentes com a função de branqueamento ou auxiliar: soda, peróxido de hidrogênio, sulfato de magnésio e dióxido de cloro. Com isso, uma elevada alvura é atingida no processo, mas a utilização desses agentes leva a alguns desafios.
Agente de branqueamento de alta performance
Um dos requisitos para a seleção de um agente de branqueamento de alta performance é a pureza do produto. Como bem visto, impurezas e metais são compostos indesejáveis durante o processo, sendo necessária a utilização de produtos de elevada pureza. A maior vantagem do hidróxido de magnésio de origem marinha, o Hidromag PC, é sua elevada pureza frente aos compostos de origem mineral, o que garante um processo de branqueamento livre de metais.
Além da elevada pureza, o Hidromag PC ainda possui a capacidade de encapsular os demais íons metálicos presentes no processo, como ferro, cobre, entre outros, a fim de proteger o peróxido de hidrogênio contra a degradação e geração de espécies reativas que danificam a estrutura da celulose.
Dessa forma, a aplicação de peróxido de hidrogênio é otimizada, com uma redução de 31% de residual de peróxido de hidrogênio, tornando-o mais disponível e eficiente em sua função. A performance da ação de branqueamento do Hidromag PC também pode ser evidenciada pela redução em 23% da carga de dióxido de cloro utilizada, mantendo a alvura em 90,5% ISO.
O Hidromag PC possui alcalinidade intermediária, o que o torna mais efetivo e menos agressivo que a soda. Testes realizados indicaram que a quantidade de soda utilizada no processo pode ser reduzida em 11%, sendo parcialmente substituída pelo hidróxido de magnésio.
O hidróxido de magnésio interage efetivamente com a lignina, degradando-a sem atingir a cadeia de celulose, promovendo, assim, a conservação das fibras. Dessa forma, há o aumento da viscosidade, resultando em um maior rendimento da polpa de celulose branqueada, que favorece a drenabilidade e a eficiência das demais etapas de produção.
A alcalinidade intermediária também permite ao Hidromag PC ser categorizado como produto químico não classificado como perigoso, de acordo com a ABNT NBR 14725-2, permitindo maior segurança à operação.
O Hidromag PC é uma solução ecologicamente correta, uma vez que a sua extração é ambientalmente sinérgica, na qual a Bel Mag utiliza de forma sustentável os recursos naturais. E, ao contribuir com a melhor performance no branqueamento de papel e celulose e ser um agente não perigoso, auxilia na redução da Demanda Química de Oxigênio (DQO) do efluente gerado no processo de branqueamento.
Benefícios de utilizar o Hidromag PC
Ao escolher o Hidromag PC, você tem a certeza de contar com uma solução de origem marinha que garante segurança, redução de custos e alta performance ao processo de branqueamento de papel e celulose. Em resumo, essa opção só oferece vantagens:
- Tem elevada pureza;
- É um produto químico não classificado como perigoso, o que contribui para a segurança da operação;
- Proporciona a redução de custos com agentes químicos de branqueamento;
- Apresenta alcalinidade adequada para proteger as fibras de celulose;
- Evita a decomposição do peróxido de hidrogênio em radicais livres agressivos às fibras;
- Reduz a demanda química de oxigênio (DQO) do efluente.
Quer saber mais sobre o Hidromag PC e suas vantagens? Entre em contato com a nossa equipe!
Deixe seu comentário